Temos andado muito atarefados a organizar a nossa sala de atividades...
Neste início do ano letivo
valorizamos a organização do ambiente educativo, de forma a criar condições para
o desenvolvimento de relações interpessoais, de autoconfiança e confiança no
grupo. Organizar a sala por Áreas, de acordo com as necessidades e interesses
das crianças de modo a permitir o crescer a cada criança, de acordo com a sua
personalidade, oferecendo um leque variado de possíveis atividades em que reine
a criatividade, a cooperação, a construção, a liberdade de escolha...,
dando-lhes espaço/espaços para SER / CRIAR / VIVER / REVIVER e CRESCER.
Pretende-se facilitar a organização e a
tomada de pertença a um grupo, bem como o respeito pelo outro, através de jogos,
histórias e de alguns instrumentos de organização, monitorização e de
regulação. Será também, privilegiada a reunião em grande grupo para conversar,
escolher, planear, avaliar, resolver problemas conflitos ou para negociar.
Com
as crianças estabelecemos, de comum acordo, as regras e normas de
convivência e funcionamento, lembrámos as palavrinhas mágicas e elaborámos alguns instrumentos de organização, de
monitorização e regulação (Identificação de cabides, Tabela de presenças, Calendário, Pictograma de idades, Registo de aniversários ...). Identificámos, também, as Áreas e estabelecemos o
número máximo de crianças que podem estar a trabalhar autonomamente em cada
área de atividade.
Algumas das nossas REGRAS...
As nossas PALAVRINHAS MÁGICAS...
TABELA DE PRESENÇAS...
PICTOGRAMA DE IDADES...
Muito bem!Gostei!
ResponderEliminarbjs